Procura um alarme barato? O barato pode sair caro?
A resposta a esta questão não é simples.
Primeiramente deverá consultar um especialista para que o aconselhe sobre o melhor sistema de intrusão para o seu imóvel.
Na sua análise deve ter-se em conta variadíssimos fatores como o tamanho e a tipologia do imóvel, número de pisos, localização e qual o grau de protecção necessário. É facilmente compreendido por qualquer pessoa que instalar um alarme num apartamento é completamente diferente de instalar numa habitação isolada, ou numa loja de roupa face a uma loja de jóias.
Acesso directos da rua por portas ou janelas ou existência de animais domésticos podem influenciar a escolha dos equipamentos/sistemas para o seu caso especifico.
A concepção de um caderno de encargos ajudá-lo-á a harmonizar os orçamentos e a garantir que está equacionar a aquisição de sistemas que vão satisfazer as suas necessidades de segurança.
Daí que, a primeira pergunta que deve fazer é:
- Qual é o melhor sistema para garantir a segurança do meu imóvel? Para isso, a ajuda de um profissional com experiência poderá contribuir para a poupança a curto e médio prazo.
O tipo de alarme:
Alarme com instalação com cabos
Alarme sem fio
Alarme com subscrição mensal
Alarme sem mensalidade
A segunda questão que deve procurar resposta é:
- Que equipamentos são necessários para garantir a segurança do meu imóvel?
- Central;
- Teclados;
- Sirenes;
- Detectores de movimento;
- Botões de pânico;
- etc
A terceira questão a responder é:
- Quem fará a instalação e garante a operacionalidade do sistema em caso de necessidade?
A quarta e última questão é:
- Qual é o custo de instalação e de manutenção que os vários operadores têm para o sistema de alarme de intrusão que eu necessito.
Com isto, estará a eliminar grande parte de sistemas/packs pré-concebidos que ou não se adequam às suas necessidades quer pelos elementos que os compõem, quer pela forma em que se organizam.
A sua análise concentrar-se-á em eleger o sistema/empresa que lhe garanta uma instalação segura e fiável ao menor custo.
Se fizer isto, terá adquirido um alarme barato. Se não o fizer corre o risco do barato sair caro.
Em resumo um alarme barato é aquele que assegura:
- A sua segurança e do seus bens;
- Não tem falsos alarmes;
- Tem um baixo custo de manutenção;
- Sem mensalidades;
- Fiabilidade;
- Técnologia atual
