fbpx

A segurança de uma propriedade é definida pelos valores pessoais do proprietário, do nível e tipo de criminalidade no meio em que se insere, dos hábitos dos residentes e do sentimento de segurança ou insegurança dos mesmos. É por isso que há uma variedade de sistemas de alarme e marcas disponíveis. Cabe aos técnicos especialistas em segurança, fazer uma avaliação e proposta de soluções adequadas ao cliente e às suas pretensões em termos de segurança.

Se é uma pessoa que se sente segura e que deseja simplesmente trancar as portas à noite ou se sente insegura e pretende contratar um guarda particular 24 horas por dia, 7 dias por semana para sua casa, lembre-se do seguinte.

Grande parte da segurança das habitações não está sequer preparada para cenários básicos de inibição. Enquanto alguns criminosos são metódicos e que fazem um estudo/planeamento pormenorizado dos hábitos dos moradores, dos sistemas de segurança entre outros para invadir uma habitação, a maioria está apenas à procura de um pequeno furto, uma janela de oportunidade mais ou menos aleatória. Eles vão equacionar como e quando o podem fazer, dada a localização e as condições da casa. Por exemplo, existem pontos obscuros no terreno da habitação encobertos pela escuridão total? Proprietários de casas que instalam luzes de movimento ou colocam placas do sistema de segurança ou placas de presença de um animal no seu jardim (mesmo que uma pessoa não possua um sistema de segurança ou mesmo o animal) podem ser suficientes para convencer um ladrão de que não vale a pena essa habitação.

Se não se sente seguro e que os seus bens não estão totalmente seguros deve equacionar a aquisição de um sistema de segurança / alarme.

Primeiro deve procurar a ajuda de um profissional experiente que forneça informações consistentes sobre os melhores tipos de alarmes residenciais e que faça uma avaliação conducente com as suas necessidades particulares tendo em mente a tranquilidade e conforto para todos na habitação.

Componentes de um Alarme

Detectores de Movimento – São os mais populares e também os mais simples, funcionando como um sistema de alerta para a intrusão dentro de um determinado espaço, desplotando uma central de alarme que poderá ser sonora ou silencioso, com alerta via telefone do proprietário e demais contactos para o efeito, com ligação a central 24 horas e eventualmente entrando em contacto com as entidades adequadas, quer seja para assalto ou para incêndio.

Tipos de Detectores de Movimento mais comuns

Infravermelho passivo

Através de Infravermelhos este detetor é capaz de detectar o calor corporal. O sistema identifica a presença de um invasor mesmo com baixa visibilidade. Embora seja uma solução econômica, por ser muito sensível, esse equipamento pode emitir alarmes falsos em locais com grandes variações de temperatura. É indicado para áreas internas com baixa variação de temperatura e pouca movimentação.

Dupla tecnologia: infravermelho passivo e micro-ondas

Esse sistema une a tecnologia do infravermelho (detecção de temperatura) com a do micro-ondas. As micro-ondas realizam a identificação do movimento de corpo através do efeito doopler, uma espécie de radar que emite pulsos e analisa os sinais recebidos. Essa combinação evita alarmes falsos, pois o disparo só ocorrerá quando os dois sensores forem acionados ao mesmo tempo.

Este tipo de sensor oferece opções que se adequam a diferentes ambientes, sejam eles internos, semi-abertos ou externo.

Infravermelho ativo

Também conhecido como sensor de barreira, cria ondas de infravermelho entre duas extremidades, evitando invasões. Os mais avançados têm filtros para evitar mecanismo que o burlem. É indicado para muros de residências e indústrias

Compensação de temperatura

Detecta a variação de temperatura do ambiente e se ajusta a ela, evitando falsos alarmes. O infravermelho pode ser ajustado para detectar inclusive a presença de pessoas camufladas com roupas térmicas. É o mais indicado para bancos e estabelecimentos comerciais.

Alarme Pet

Tem capacidade de identificar pequenos corpos, por meio de infravermelho. É classificado pelo peso e não capta movimentos feitos próximos ao chão. Os mais avançados são capazes de rastrear animais de até 46 quilos, conseguindo distinguir uma pessoa de um animal nesta faixa de peso. É útil principalmente para locais onde circulam animais, o que acabam gerando muitos alarmes falsos. Edifícios industriais ou grandes unidades de agrónomas podem beneficiar desta solução. O sistema reconhece e ignora os animais, disparando alarmes apenas quando identificar a presença de pessoas.

Sensores de teto

Alarmes com sensores de teto têm campo de detecção de 360 graus. Sua área de cobertura pode variar dependendo da altura do pé-direito do ambiente.   Indicado para o interior de imóveis.

A aplicação de cada sensor de alarme está condicionada a diversos fatores como a rotina do local, exposição do ambiente a fatores externos como calor solar, insetos, animais ou até mesmo equipamentos que podem elevar a temperatura durante a noite acionando o alarme.

Alarmes de portas

São os sistemas mais simples de utilizar, dado que devem ser colocados em todas as portas de exteriores, garantem o aviso de intrusão sempre que uma porta é aberta, o alarme accionado.

Detectores de Incêndio

Os alarmes detectores de fumo devem ser uma prioridade para qualquer residência ou área comercial, garantindo assim um controlo efetivo ainda próximo do momento de ingnição. Existem alguns sistemas que são até capazes de detectar um fogo latente, antes deste irromper em chamas. Existem também os alarmes detectores de calor, adequados para armazéns, casas de férias, cozinhas e outros espaços, já que têm como principal objectivo alertar para quando a temperatura ultrapassar um limite definido inicialmente.

Câmaras de Vigilância

Estes sistemas de alarmes são mais complexos do que os apresentados em cima, também denominados de Alarmes CFTV (Circuito Fechado de Televisão), porém são também aqueles que apresentam mais segurança e mais detalhes para a sua residência. Este sistema permite monitorizar determinadas áreas onde as câmaras de vigilância estão instaladas, através do seu computador, tablet ou smartphone, permitindo assim que vigie o espaço, mesmo estando de férias ou ausente em trabalho. São indicados para entradas de edifícios, estacionamentos, espaços de eventos, entre outros.

 

Alarme Simples

Os alarmes locais levam o bom senso apenas um passo adiante. Um alarme local usa algum tipo de sensor nas portas e janelas que será acionado quando o vidro ou ou fechadura for aberto. Um alarme local apenas faz barulho na tentativa de assustar um criminoso e alertar os vizinhos e transeuntes – ele não emite nenhum alerta para as forças policiais ou empresas de segurança. A esperança com um alarme local é que os vizinhos façam o trabalho que um alarme com comunicação faria. Eles não são recomendados para casas em zonas isoladas ou localizadas em uma área onde as pessoas podem não prestar muita atenção ao alarme.

Alarmes com central de comunicação

Um alarme com central de comunicações conecta todas as partes da casa e envia uma mensagem para os proprietários e familiares e/ou até efetua uma ligação com as centrais de segurança 24 horas.

Alarme com ou sem Fios

Os Alarmes Cabelados ou com fios exigem perfuração na casa para garantir que todas as divisões estejam protegidas pelo sistema. Por exemplo, se os sensores não estiverem instalados corretamente, poderá causar disparos acidentais ou mesmo falha na identificação de uma intrusão. Esses sistemas de alarme são normalmente mais eficazes, pois a sua instalação é feita por profissionais capazes e experientes.

Atualmente, existem sistemas sem fios ou wireless, que permitem uma instalação mais rápida e limpa, uma vez que interligação dos variados sensores, teclados, camaras, etc é operada por comunicações wireless encriptadas, garantindo também elevados padrões de segurança. Estes sistemas, assumem maior preponderância na instalação em imóveis já construídos e que não possuam pré-instalação de alarme, ou então em obras de ampliação ou remodelação.

Sistemas Híbridos

A combinação das tecnologias com e sem fios muitas vezes acaba por ser uma boa opção, obtendo a fiabilidade e segurança dos sistemas cabelados com a flexibilidade e capacidade de expansão dos equipamentos sem fios.

Contrate profissionais com experiência em alarmes

Com um sistema alarme em casa, reduz-se a possibilidade da mesma ser assaltada, assim como pequenas ignições ou inundações criem prejuízos avultados. Para que esses equipamentos cumpram suas funções, porém, é preciso garantir uma boa instalação.

Profissionais experientes, com formação atual e munidos das últimas tecnologias forneçam informações consistentes sobre os melhores tipos de alarmes residenciais e executem uma instalação confiável, propiciando tranquilidade e conforto para todos da residência.

Contacte-nos